Com informaes da Vigilncia de Epidemiologia de Marialva

Vrus da gripe suna ainda oferece risco comunidade

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 213 vezes


Ouvir matéria

A Influenza A H1N1 (comumente conhecida como Gripe Suína) é uma gripe pandêmica que, no ano passado, acometeu a população de inúmeros países. A doença é causada pelo vírus influenza A H1N1, o qual representa o rearranjo quádruplo de cepas de influenza (02 suínas, 01 aviária e 01 humana).

 

 

 

A gripe foi inicialmente detectada no México no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. Desde junho de 2009 aOMS (Organização Mundial de Saúde) elevou o nível de alerta de pandemia para fase 06, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes.

 

 

 

Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta e fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens.

 

 

 

No ano passado (2009), 304 casos foram notificados em Marialva, suspeitos da doença; 03 foram confirmados; e 05 descartados.

 

 

 

De acordo com a auxiliar de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Marisa Franzin Batista, em 2010 foram registrados 3 casos suspeitos da doença em Marialva, o que sugere um trabalho contínuo de prevenção. “Os casos suspeitos registrados nesse novo ano são isolados e não apresentam gravidade. Os pacientes receberam pronto atendimento e estão sendo diariamente acompanhados pelo serviço de saúde do município. Pedimos a toda a comunidade marialvense para que continue adotando as medidas de prevenção”.

 

Prevenção é simples e eficaz


- Ao tossir ou espirrar, cubra sempre o nariz e a boca com lenço de papel. Em seguida, jogue-o no lixo.

- Não compartilhe pratos, talheres, copos, toalha e objetos de uso pessoal.

- Lave as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar, ao chegar em casa, antes e após as refeições e quando for ao banheiro.

- Prefira ambientes arejados e sem aglomeração de pessoas.

- Em caso de recomendação médica, utilize máscaras cirúrgicas para proteger outras pessoas.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também