No show em Marialva, Monteiro executou composições próprias e temas de antigos compositores da tradição gaúcha

Sotaques do Fole se apresentou em Marialva

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 176 vezes


Ouvir matéria

O grupo Sotaques do Fole, que trabalha com a música regional gaúcha, se apresentou no último sábado em Marialva. O show que teve início às 20h, na Casa da Cultura Hélio Depieri, integra a programação do projeto Sonora Brasil, promovido pelo Sesc ? Serviço Social do Comércio.

O conjunto é formado pelos músicos Gilberto Monteiro (gaita-ponto), Eduardo Cantero (violão) e Fernando Gorrie (percussão). Monteiro, 52, notabilizou-se como um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul, já tendo se apresentado nos Estados Unidos e diversos países da Europa e da América Latina ao longo de mais de 30 anos de carreira. Ele é o autor do tema "Milonga Para as Missões", que abre os shows da dupla Victor e Leo.

"Não há nada mais universal do que o regional. Buscamos reviver a formação de nossa música, que está esquecida pelas rádios", disse Monteiro.

No show em Marialva, Monteiro executou composições próprias e temas de antigos compositores da tradição gaúcha, muitos dos quais nunca foram gravados e agora recebem a homenagem do músico.

Mesmo sendo reconhecido como um dos maiores virtuosos em seu instrumento, Monteiro tem uma postura modesta, atribuindo a habilidade à prática.

"Se pegar a técnica, estudar e se exercitar, não é difícil não. Meu instrumento é diatônico [todas as notas pertencem a uma determinada tonalidade], até que é de simples execução", diz.

A gaita-ponto, também conhecida como gaita de duas conversas ou acordeona de oito baixos, funciona pelo sistema chamado de "voz trocada", pois cada botão produz dois sons distintos, dependendo da direção do movimento do fole.

A próxima etapa do projeto Sonora Brasil acontece no dia 11 de agosto, a partir das 20h, no Cine Teatro Sonia Maria Silvestre Lopes. O título do espetáculo será divulgado em breve.

Maiores informações: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também