O preconceito e a discriminação devem ser combatidos

Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 204 vezes


Ouvir matéria


O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais.

Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em prol dessas causas, e também como forma de divulgar todas as lutas por inclusão social para que os deficientes possam viver mais dignamente.

Este dia tem como um de seus principais objetivos mostrar a importância da luta de todos os portadores de deficiência seja física, mental ou sensorial (cegos e surdos-mudos).

Os direitos reivindicados pelos portadores de deficiência não deixam de ser simples: ir e vir pelas ruas das cidades, frequentar lugares públicos sem a obrigação de entrar pela porta dos fundos, ou assistir a espetáculos na última fileira, por não haver espaço acessível a uma cadeira de rodas, poderem exercer alguma função ou atividade sem discriminação.




Fonte de pesquisa: Google


 Galeria de Fotos

 Veja Também