Hoje o avião tornou-se um meio de transporte popular de fácil acesso

23 de outubro - Dia da Aviação Brasileira / Dia do Aviador

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 255 vezes


Ouvir matéria

No dia 23 de outubro comemora-se o dia da aviação. Essa data foi instituída pelo governo do Brasil em homenagem a Alberto Santos Dumont, um mineiro nascido em 20 de julho de 1873, na cidade de Palmira, hoje conhecida como Santos Dumont.

Na mesma data (23 de outubro) em Paris, no ano de 1906, Santos Dumont testou seu avião, o 14-Bis, que atingiu uma altura acima de 25 metros, num vôo oficial.

O 14-Bis era uma engenhoca de bambu, revestida de linho, com 12 metros de envergadura e 10 metros de comprimento, com uma hélice instalada na ré e um motor de 50 cavalos. A bordo desse avião, depois de uma corrida de cem metros, Santos Dumont levantou vôo diante de uma comissão do Aeroclube da França.

Foi um vôo de 60 metros, a uma altura entre 2 e 3 metros (depois o avião desabou desajeitadamente no chão), sobre os campos de Bagatelle, em Paris.

A partir da evolução do avião pelos meios tecnológicos, este foi se tornando mais importante para nossas vidas, pois faz o transporte de cargas e pessoas de forma mais eficiente e rápida.

Os modelos variam muito, podem ser mais simples ou mais luxuosos e suas velocidades também variam, podem ser monomotores, bimotores, a jato ou supersônicos.

Hoje em dia temos os aeroportos que fazem, de forma organizada, a manutenção e o reabastecimento das aeronaves, bem como o deslocamento dos tripulantes, cargas e passageiros.

Existem diferentes tipos de aviões, os que pousam e decolam na terra, mas também os que pousam e decolam na água. Além desses podemos ver ainda os aviões de guerra, como meios de transporte militar e os ônibus espaciais lançados para deixar satélites no espaço.

O avião tornou-se um meio de transporte popular, pois hoje em dia seu acesso está mais fácil, os preços melhores e as formas de pagamento mais facilitadas.


Fonte: http://www.escolakids.com


 Galeria de Fotos

 Veja Também