Sistema do municpio referncia regional

Marialva avana ainda mais na Sade

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 320 vezes


Ouvir matéria

O sistema de sade do municpio de Marialva considerado referncia regional. Ao mesmo tempo, a secretaria tem sido conduzida de forma dinmica, eficaz e competente. Continuar oferecendo o que h de melhor em sade uma das frentes de trabalho do prefeito Edgar Silvestre - Deca.

Obras e aes

? Foram concludas recentemente as reformas da Clnica da Mulher, Clnica Materno Infantil e PSF do Conjunto Joo de Barro.
? Nossas Unidades Bsicas de Sade de Aquidaban, So Miguel do Cambu e Santa F, alm do PSF da Vila Antonio esto passando por completa reforma e ampliao. A comunidade atendida ter mais conforto e comodidade.
? Em breve ser construdo o novo PSF do Jardim Planalto. A licitao j foi concluda.
? Os PSF`s do Jardim Regncia e Vila Brasil tambm ganharo novas instalaes. Esto sendo finalizados os projetos complementares para o incio do processo licitatrio.
? Est em fase de implantao, a Academia da Sade de Marialva, com o objetivo principal de contribuir para a promoo da sade da populao, a partir da implantao de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientao de prticas corporais, atividades fsicas e de lazer, e modos de vida saudveis.
? Ainda em 2013, os setores de Agendamento e Farmcia passaro a atender em novas instalaes. Alm da praticidade oferecida populao, o Pronto Atendimento ter mais espao fsico para as ocorrncias de rotina.

Nas prximas linhas, apresentamos em sntese a grande estrutura que a populao marialvense tem disposio, todos os dias:

PRONTO ATENDIMENTO

A secretaria municipal de Sade de Marialva tida como referncia pelos profissionais em sade da regio. A populao do municpio conta atualmente com um Pronto Atendimento de Sade 24 Horas (para atender Urgncia e Emergncia), servio de Raios-X e 07 leitos de observao (com capacidade de absorver os atendimentos de baixa complexidade, sendo que aqueles de mdia e alta so encaminhados para os servios de referncia).

PROGRAMA SADE DA FAMLIA

Com 07 equipes, o Programa Sade da Famlia abrange cerca de 75% do municpio. As unidades esto localizadas, estrategicamente, nos bairros mais populosos, oferecendo servios em ateno bsica.

UNIDADES BSICAS

Os distritos de So Miguel do Cambu, Aquidaban, Santa F e So Luiz so atendidos por Unidades Bsicas de Sade, sendo que os dois primeiros oferecem atendimentos em consulta em clnica mdica, odontologia, pediatria e ginecologia. J o distrito Santa F dispe de consulta em clinica mdica, odontologia e ginecologia. E finalmente, So Luiz, que atende a populao com consultas em clnica mdica.

CLNICA ODONTOLGICA

A Clnica Odontolgica absorve a demanda de pacientes que necessitam de servios dentrios, com uma grande gama de procedimentos odontolgicos. So aproximadamente 1.100 atendimentos ao ms. E atravs de uma parceria com a UniCesumar, houve a ampliao dos tratamentos bucais. Agora, alm dos atendimentos de praxe, feito tratamento de canal.

CAP`S

O Centro de Ateno PsicoSocial - CAPS, desenvolve trabalhos de reinsero sociedade de pacientes com transtornos mentais. Nosso CAPS se apresenta como referncia regional nos servios prestados, atendendo mdia de 110 pacientes todos os meses.

CLNICAS MATERNO INFANTIL E DA MULHER

Em sua estrutura na rea de sade, o municpio de Marialva possui ainda, uma Clnica da Mulher e uma Clnica Materno Infantil, com atendimentos em clnica mdica, ginecologia e pediatria, sendo que a primeira com um diferencial, oferece aos muncipes o servio de ultra-sonografia.

CENTRO DE REFERNCIA

A secretaria Municipal de Sade de Marialva oferece ainda, atendimentos em Psicologia, Nutrio, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Servio Social, servios estes, que esto concentrados no Centro de Referncia Multiprofissional.

CONSULTAS EXAMES E PROCEDIMENTOS ESPECIALIZADOS

Os atendimentos em consultas, exames e procedimentos especializados so ofertados populao atravs do setor de agendamento, com convnio firmado junto ao Cisamusep.

FARMCIA BSICA

Para suprir a demanda de medicamentos do Pronto Atendimento Municipal, demais unidades de sade, bem como da populao em geral, a secretaria mantm a Farmcia Bsica, com aproximadamente 350 itens. So cerca de 7.100 receitas mdicas atendidas mensalmente.

VIGILNCIA SANITRIA, EPIDEMIOLGICA AMBIENTAL

O municpio de Marialva dispe dos setores de Vigilncia Sanitria, Epidemiolgica e Ambiental, sendo que a primeira responsvel por inspees sanitrias em estabelecimentos de sade, alimentos e comrcio em geral, registro e dispensa de alimentos, controle da qualidade da gua e solo, controle de zoonoses, liberao de licena sanitria, entre outras atividades. J a Epidemiolgica coordena aes que proporcionam o conhecimento, deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle de agravos e doenas e ainda sob sua a tutela h a Sala de Vacina, que responde por todo o processo de Imunizao atravs das vacinas do municpio, e por fim a Vigilncia Ambiental que realiza trabalhos vinculados, principalmente, no combate a infestao do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

?Estamos atendendo de maneira satisfatria todos que procuram o Pronto Atendimento Municipal. Quando h necessidade de acompanhamento especializado, encaminhamos ao hospital Metropolitano de Sarandi, que referncia em procedimentos de risco habitual ou intermedirio, ou ao hospital Cristo Rei de Mandaguari. Em casos de mdia e alta complexidades, alm do hospital Metropolitano, tambm encaminhamos aos hospitais Universitrio, Santa Rita e Santa Casa, em Maring. Entre o Pronto Atendimento, os PSF`s e as Unidades Bsicas de Sade, realizamos a mdia mensal de 8.000 consultas de rotina, 1.500 consultas e exames complementares, 50 cirurgias custo zero para os pacientes, alm de 200 internamentos, 140 sesses de fisioterapia, disponibilidade de 02 fisioterapeutas para atendimento dos acamados em suas respectivas residncias, e o transporte de 60 pacientes para procedimentos mdicos em Curitiba-PR. Nossa sade j referncia. Hoje, nosso sistema abrange 75% do municpio, sendo que a meta estipulada para os municpios da regio 70%. Com as ltimas aes desenvolvidas e autorizadas pelo prefeito Deca, chegaremos a 85% de cobertura. So resultados de um trabalho srio, fruto da dedicao de servidores comprometidos com o desenvolvimento da nossa cidade?, relatou o secretrio de Sade, Luiz Carlos Stfano.

?Ser prefeito de Marialva razo de orgulho. fantstico ver essa cidade crescer e poder participar desse processo. dessa maneira, trabalhando com dedicao e responsabilidade, que estamos construindo uma cidade melhor para todos?, disse o prefeito Deca.

Maiores informaes: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também