No Cine Teatro Sonia Silvestre

Alunos de 4°s e 5°s anos participaram do encerramento do Projeto de Leitura 2013

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 3369 vezes


Ouvir matéria

No último dia 05 de novembro, no Cine Teatro Sonia Maria Silvestre Lopes, aconteceu o encerramento do Projeto de Leitura 2013. O evento foi realizado nos períodos da manhã e da tarde e contou com a participação de todos os alunos dos quartos e quintos anos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas, além de autoridades como a vice-prefeita Antonieta Bellinati Peres e a secretária de Educação, Maria Inez Benites Bria.

O Projeto de Leitura desenvolvido durante este ano teve como objetivo realizar um trabalho pedagógico relacionado ao prazer da leitura. Para tanto foi escolhido um dos maiores escritores de literatura infantil brasileiro: Monteiro Lobato.

Ele foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. Contista, ensaísta e tradutor. Reuniu seus contos no livro Urupês, obra prima deste famoso escritor. Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.

Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. Lançou várias personagens famosas que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.

Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, e A Chave do Tamanho. Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias. E, como dizia nosso mestre da literatura infantil brasileira: "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos".

O evento proporcionou muito conhecimento e diversão aos alunos por meio de várias atividades educativas como apresentações de teatros, danças e músicas. Foi um dia muito interativo e de grandes aprendizados e com certeza marcará para sempre a vida das crianças que ali estiveram presentes.

Maiores informações: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também