Doses da vacina estão disponíveis no Pronto atendimento Municipal

Prefeitura realiza campanha municipal de vacinação contra HPV

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 205 vezes


Ouvir matéria

A Prefeitura de Marialva iniciou no último dia 11 de março, a campanha municipal de vacinação contra o HPV, iniciativa que tem como público alvo meninas com idade variando entre 11 e 13 anos.

A meta da Administração Municipal é vacinar até o fim deste mês mais de 698 meninas. Para alcançar este objetivo, doses da vacina estão sendo oferecidas no Pronto Atendimento Municipal. A campanha municipal de vacinação também faz parte da programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na cidade.

Os HPV são vírus capazes de infectar a pele e as mucosas. São classificados em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer. Existem 12 tipos identificados como de alto risco que têm chance de persistir no organismo e estão associados a lesões pré-cancerígenas. Os HPV tipos 16 e 18 causam em torno de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. Os HPV de tipo 6 e 11 são encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos.

A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

Este ano, a população alvo da vacinação contra HPV é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos. O esquema vacinal é composto por três doses. A primeira dose estará disponível em março de 2014, a segunda em setembro de 2014, e a terceira será agendada para 60 meses após a data da primeira dose.

Um estudo comparou mulheres vacinadas que nunca haviam sido expostas ao vírus às mulheres vacinadas já expostas. Os resultados mostraram que a vacina tem eficácia muito maior nas adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, ou seja, que ainda não iniciaram sua vida sexual. Por isso, para vacinar, a adolescente não precisa estar com a vida sexual ativa, pelo contrário, quanto antes vacinar, mais fácil proteger.

Somente mulheres grávidas não poderão tomar a vacina contra HPV.

Maiores informações: (44) 3232-1151.

 Galeria de Fotos

 Veja Também