Prefeito Deca investiu R$ 50 mil em ttulos de literatura infantil

Era uma vez: contao de histrias em Marialva

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 227 vezes


Ouvir matéria

Nos dias 25 e 26 de junho, quinta e sexta-feira, aconteceu no Cine Teatro Sonia Maria Silvestre Lopes, o projeto de ?Contao de Histrias? para os alunos da educao infantil, da rede municipal de ensino.

A abertura do evento contou com autoridades como o prefeito Edgar Silvestre?Deca; vice-prefeita Antonieta Bellinati Perez; secretria de Educao, Maria Inez Benites Bria; demais secretrios municipais, bem como diretores, coordenadores pedaggicos, professores e os alunos da Escola Municipal Dr. Eurico J. D. de Barros, que participaram da primeira sesso.

Todas as orientaes e encaminhamentos didticos metodolgicos estiveram sobre a coordenao da professora Dra. Marta Chaves. O contador de histrias foi o professor Tiago Henrique Pereira, que graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia e trabalha na secretaria de Educao do municpio de Telmaco Borba. Tiago integra a equipe do planejamento de ensino e aperfeioamento tcnico pedaggico, sendo o gestor do Centro Paulo Freire, espao destinado aos professores para estudos e leituras (biblioteca da SME). Participa da ao denominada ?Contao de Histrias: Encantos e Aprendizagens?, sob a responsabilidade da equipe de coordenao da educao infantil e Dra. Marta Chaves. Realiza contao de histrias semanalmente, sendo que toda tera-feira desenvolve o trabalho em uma das Escolas ou Cemei`s da rede municipal de seu municpio. Esta ao constitui-se como uma interveno pedaggica cuja finalidade favorecer o conhecimento de diversas obras literrias pelas crianas.

A coordenadora pedaggica da secretaria de Educao de Marialva, Dalva Linda Vicentini, acompanhada dos coordenadores das instituies de ensino e alguns professores organizaram a composio do ambiente, que se apresentou acolhedor, afetivo, colorido e adequado para crianas pequenas.

O prefeito municipal entregou para todas as instituies de ensino mais de 120 ttulos de literatura infantil. Um investimento de R$ 50.000,00. Livros lindos e de qualidade que encantaram os coordenadores, professores e crianas.

Contar histrias significa valorizar as crianas, em especial as da primeira infncia. Ler e contar histrias implica em constituir um elo entre a criana e a cultura. Nesta prtica podemos ver o encantamento dos pequenos com os diferentes lugares, objetos e aes dos personagens. Contar e ouvir histrias devem ser aes integrantes da rotina educativa, com vivncias significativas para o exerccio de capacidades que humanizam as crianas em nveis cada vez mais sofisticados. Este o objetivo desta administrao municipal. Investir em literatura infantil propiciar elos mediadores entre as crianas e os objetos culturais. Para isso essencial que o professor utilize desta prtica pedaggica no dia a dia das instituies de ensino, para que, num momento posterior, as crianas tenham a possibilidade de agir de forma independente.

Maiores informaes: (44) 3232-8401.

 Galeria de Fotos

 Veja Também