Produo de morango semi-hidropnico tema de encontro de produtores

Produo de morango semi-hidropnico tema de encontro de produtores

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 216 vezes


Ouvir matéria

Para difundir o sistema de cultivo do morango semi-hidropnico, a Emater e a Prefeitura de Marialva, atravs da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promovem o ?Dia de Campo - Desafios no cultivo de morango semi-hidropnico? destinado aos produtores de Marialva, da regio e de outras localidades que se interessarem pelo cultivo.
Atualmente 25 produtores de Marialva cultivam morangos neste sistema, onde os ps so plantados em substratos, distribudos em bancadas e abrigados em estufas. As variedades cultivadas so importadas e durante oito meses do ano elas produzem frutos, tornando-se uma excelente fonte de renda para os agricultores donos de pequenas propriedades.
Para o prefeito Victor Martini essa atividade uma excelente opo para os pequenos produtores j que podem diversificar a produo e garantir renda o ano todo. ?Vamos fazer sempre o que for possvel para valorizar os agricultores?, lembra Martini.
O sistema de cultivo do morango foi implantado na cidade no ano de 2014, depois que um tcnico da Emater visitou uma propriedade no Rio Grande do Sul, onde essa atividade muito utilizada, desde ento vem ganhando espao no setor produtivo da cidade.
O evento ser na Casa da Uva, no dia oito de maro, s 13h, e contar com a participao do palestrante Fernandes Andreazza, engenheiro agrnomo especialista em morangos, e empresas especializadas na implantao do sistema, como a Agrcola Bioagro e a chilena Agrcola LLahuen.
Marialva o municpio que mais produz morango no Paran por essa tcnica e diversos produtores vm, sistematicamente, at a cidade para conhecer a modalidade.

Programao do ?Dia de Campo ? Morango semi-hidropnico?
Quarta-feira (08/03/2017) ?Local: Casa da uva em Marialva (PR)
13h00 - Inscrio e recepo dos participantes
13h30 - Panorama produo morango semi-hidropnico no Paran (EMATER)
13h45 - Manejo geral do morango semi-hidropnico (Eng Agr Fernandes Andreazza ? Caxias R.S.)
15h00 - Intervalo (Lanche)
15h15 ? Visita propriedade Nelson Tamura (estrada Perobinha ? Marialva-PR)

 Galeria de Fotos

 Veja Também