Marialva assina termo de adeso para tutoria na rea da Sade

Marialva assina termo de adeso para tutoria na rea da Sade

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 201 vezes


Ouvir matéria

A administrao municipal, atravs da secretaria de Sade, assinou, nesta sexta-feira (07), no gabinete do prefeito, Victor Martini, os termos de adeso ao processo de tutoria do Estado, onde as equipes do Programa Sade da Famlia do Jardim Regncia, conjunto Joo de Barro e conjunto Shenandoah pleiteiam o ?Selo Bronze? e a equipe do PSF da Vila Antnio o ?Selo Prata?.

A Tutoria o apoio s equipes da Ateno Primria da Sade (APS) na melhoria do processo de trabalho nas unidades. O objetivo implantar nas unidades de ateno Primria do Paran um processo e qualificao das equipes de acordo com padres de qualidade estabelecidos, buscando transformar a teoria em prtica do dia a dia, na rotina do trabalho da equipe e de cada um dos seus membros.

Para o desenvolvimento da tutoria foi estabelecido o Selo da Qualidade que possui trs nveis:
O ?Selo Bronze? tem por objetivo aferir o gerenciamento de risco, para garantir segurana ao cliente; o ?Selo Prata? visa aferir o gerenciamento dos processos, para garantir valor aos clientes finais e o Selo Ouro deve aferir os resultados, para garantir efetividade das aes desenvolvidas pela equipe para a sociedade.

Esse processo comea com a sensibilizao das equipes atravs de tutores do Estado e passa para o diagnstico das Unidades da APS por meio de um instrumento de auto avaliao realizado pela equipe e coordenao da APS; implantao dos Procedimentos Operacionais Padres (POP); reavaliao do processo de implantao da tutoria e chega a Certificao das Unidades.

Com a implantao do processo de tutoria o municpio tem a perspectiva de ajustar alguns processos de trabalho com a vinculao de toda a populao da rea de abrangncia da equipe; estratificar o risco da populao e das condies de sade; Desenvolver e implementar planos de cuidado conforme a estratificao de risco; Monitorar o plano de cuidado e desenvolver aes de promoo, preveno e educao em sade. Fortalecendo dessa forma o vnculo das equipes com a populao e estimulando a busca da Ateno Bsica como porta de entrada da populao no SUS.

 Galeria de Fotos

 Veja Também