Marialva recebe prmio nacional por reduzir mortalidade infantil

Marialva recebe prmio nacional por reduzir mortalidade infantil

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 242 vezes


Ouvir matéria

A secretaria de Sade de Marialva foi premiada, no sbado, 15 de julho, em Braslia, durante o 33 Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Sade com um trabalho que reduziu a zero a mortalidade infantil no municpio. Foram selecionadas 310 experincias de sucesso de todo o pas. A experincia de Marialva foi selecionada a melhor do Estado do Paran e ser tema de um documentrio produzido para a internet.

A experincia ?O REFLEXO DA ORGANIZAO DA REDE NA REDUO DA MORTALIDADE INFANTIL?, escrito pelas enfermeiras Patrcia Hernandes, coordenadora da diviso de PSF e Dbora Mori, coordenadora da Sade da Mulher, pontuou as estratgias utilizadas pelo municpio para mudar o cenrio histrico da mortalidade infantil em Marialva. A cidade apresentou em 2013 e 2014 cinco casos de bitos infantis, em 2015 foram 10 e em 2016 zerou os casos.

De acordo com as enfermeiras autoras do projeto, a implantao da Rede Me Paranaense em 2012, foi de extrema importncia organizao da rede materna-infantil municipal e da disponibilizao da gesto municipal dos exames conforme linha guia e de profissionais tcnicos capacitados para coordenao.

?S foi possvel atingir essa significativa reduo na mortalidade infantil, atravs do adequado atendimento por todos os profissionais mdicos, ginecologistas, enfermeiros, tcnicos de enfermagem e agentes comunitrios de sade que realizam a captao precoce das gestantes, acompanhamento mensal domiciliar, busca ativa quando necessrio e intensa capacitao dos profissionais? explicou Hernandes.

A enfermeira Dbora Mori disse que foi realizada tambm a descentralizao do Pr-natal para as unidades bsicas de sade, deixando os ginecologistas de referncia para as gestantes de Alto Risco e doenas ginecolgicas. ?Implantamos que a primeira consulta da gestante seja realizada pelo enfermeiro com todos os testes rpidos, estratificao de risco e solicitao dos exames do primeiro trimestre e acompanhamento atravs da planilha mensal os exames e consultas monitoradas pela coordenao de Sade da Mulher tambm fez a diferena?, explica Mori.

O secretrio de Sade de Marialva, Jos Orlando Villa, ressalta que alm da educao permanente ser uma importante ferramenta para o atendimento adequado e humanizado, a vacinao adequada e oportuna tanto das gestantes como das crianas so de extrema importncia tambm para atingir e manter esse importante indicador o mais baixo possvel.
?A rede Materno-infantil uma prioritria para a gesto que busca o atendimento de forma humanizada e procura proporcionar equipamentos necessrios e adequados ao atendimento nas unidades fortalecendo a ateno primria, e seu papel de ordenadora da rede, fortalecendo o vnculo entre os atendentes e a populao?, diz Villa.

 Galeria de Fotos

 Veja Também