ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Sarau

Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado com Sarau

Quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Visualizada 51 vezes

Pacientes dos CAPS de Marialva, Astorga, Maringá, Colorado, Nova Esperança, Paiçandu e Sarandi se apresentaram com teatro, dança, música e declamação de poemas e poesias.


Marialva, cine teatro Sônia Silvestre, tarde de quarta-feira, dia 10 de outubro, muita emoção, risos, drama e dança. Esse foi o cenário do Segundo Sarau e o quinto Intercaps, da 15ª Regional de Saúde, que recebeu diversas apresentações culturais dos pacientes atendidos pelo CAPS de Marialva, Maringá, Astorga, Nova Esperança, Colorado, Sarandi, Paiçandu e Mandaguari.

O dia 10 foi escolhido estrategicamente por ser a data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental. Segundo os organizadores, é importante lembrar deste dia para que o preconceito, a discriminação e a exclusão da pessoa em sofrimento mental sejam combatidos. “Quando falamos em saúde mental, estamos falando de todas as pessoas, em toda e qualquer situação”, disse a gerente do CAPS Marialva, Patrícia Daniela Bolonheis Armelin Lazarim.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da 15ª Regional de Saúde, Marcela Batilani Belo, uma das formas de cuidarmos de nossa saúde mental é nos relacionarmos bem com outras pessoas. “Este evento é importante para nos relacionarmos bem com o outro e dar valor em cada manifestação cultural que está sendo apresentada”, disse Belo.

Sarau

Este formato de evento é uma reunião de pessoas com o objetivo de compartilhar experiências culturais e convívio social. No Sarau do CAPS foram apresentados números musicais, poemas, poesias, teatro e dança. Todas as manifestações artísticas foram estreladas pelos pacientes.

Além dessas apresentações, o evento contou ainda com a performance dos dançarinos do grupo de dança Cia Elenco, da Secretaria de Cultura de Marialva, do coral e dos violinistas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Pro Arte e Grupo da Melhor Idade, da Secretaria municipal de Assistência Social

Ao final todos os coordenadores de CAPS da região que participaram receberam um troféu comemorativo. Esta lembrança foi fabricada pelos próprios pacientes que são atendidos pelo serviço em Marialva.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 Outras Notícias