Terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Última Modificação: 28/12/2018 11:53:44 | Visualizada 767 vezes
Curso da Escola de Saúde Pública do Paraná traz formação inicial sobre o tema a agentes do município
Ouvir matéria
Em 14 de dezembro, foi encerrado o Curso de Formação Inicial para Agentes de Combate a Endemias (ACEs), ofertado pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Por meio do Centro Formador de Recursos Humanos Bento Munhoz da Rocha Neto, com a Sesa e a Secretaria Municipal de Saúde de Marialva.
Foram capacitados 24 ACEs dos municípios de Marialva (14), Mandaguari (9) e Sarandi (1), e 120 agentes na área de abrangência da 15ª Regional de Saúde (sediada em Maringá), em parceria com os demais municípios. O principal objetivo foi fortalecer as ações de vigilância em saúde, qualificar e atualizar os agentes de endemias para atuarem também nas ações integradas de promoção, prevenção e proteção à saúde.
O curso
Durante os seis meses de curso, foram abordadas as competências fundamentais utilizadas no combate às endemias: saneamento básico e saúde, desastres ambientais, doenças de interesse à vigilância em saúde (arboviroses, zoonoses e animais peçonhentos), além da produção de informação em saúde, planejamento estratégico das ações protetivas e práticas educativas. Com isso, o curso foi dividido em três módulos, totalizando 400 horas/aula.
Resultados
A gerente do Programa Saúde da Família (PSF) de Marialva, Patrícia Hernandes, destacou as atividades de educação em saúde e mobilização social em conjunto com as unidades básicas de saúde (UBS), observando a integração entre a atenção básica e a vigilância ambiental.
O secretário Municipal de Saúde, José Orlando Villa, salientou a importância da realização de capacitações desse porte. “Impulsiona os alunos a desenvolverem na prática todo o conhecimento aprendido e estimula a mudança de comportamento pessoal e nos processos de trabalho, fortalecendo o combate a arboviroses e a demais agravos”, explicou.
Já o coordenador e tutor do curso, Raimundo Franco, da 15ª Regional de Saúde, parabenizou toda a dedicação dos alunos e a gestão municipal, que deu toda a condição para os alunos participarem dos seis meses de curso.
Formatura
No Auditório Dona Guilhermina, em Maringá, no dia 15 de dezembro, os 120 ACEs da 15ª Regional de Saúde participaram de uma solenidade de formatura, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, e o secretário Municipal de Saúde de Marialva, José Orlando Villa, que ali estava representando também o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Prefeitura realiza primeira etapa do Ranking Municipal de Beach Tennis
Proteja sua gestação e o seu bebê contra a Coqueluche, vacine-se na UBS mais próxima