Segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
Última Modificação: 14/01/2019 15:45:06 | Visualizada 1519 vezes
Premiado, o projeto trouxe bons resultados para a cidade em 2018
Ouvir matéria
A criação da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, em 2017, foi mais que apenas a inclusão de uma pasta na estrutura da gestão: foi o início de uma nova era na administração, permitindo a realização de mais coisas com menos recursos e em menos tempo.
Várias ações da Secretaria resultaram em uma estrutura que faz de Marialva, hoje, uma das cidades mais inovadoras do Paraná, por conta do Programa Marialva Mais Digital, transformando-se em uma referência na área.
“O trabalho da tecnologia da informação (TI) deixa os serviços públicos mais eficientes e, assim, leva a Prefeitura para mais perto do cidadão”, afirma o secretário Diego Bassan, que lidera a equipe responsável, composta pelo gerente de redes Hamilton Telles e pelo assistente de suporte Rodrigo Souza.
Ações
Além da compra de novos servidores, substituindo equipamentos obsoletos e melhorando, assim, o tráfego de dados na Prefeitura, foi investido ainda em um novo sistema de firewall e de backup, aperfeiçoando a segurança desses dados, tornando-os menos vulneráveis a ataques cibernéticos.
Também foi mapeada toda a rede da Prefeitura, ou seja, foi feito algo como um inventário de todos os pontos onde a Prefeitura possui internet e equipamentos de informática (computadores, roteadores etc.), agilizando assim a prestação de apoio técnico às unidades.
Merece grande destaque, ainda, o novo site e a criação dos dois aplicativos da Prefeitura: o Marialva Web, que permite a navegação no site pelo app de celular e notifica o usuário a cada nova notícia publicada, e o premiado Marialva Esportes, que acompanha todos os detalhes dos jogos dos campeonatos municipais de futebol, em tempo real.
Por fim, vale lembrar a parceria histórica entre a Prefeitura e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que lançaram em outubro o Sistema 156, centralizando todas as solicitações, reclamações e denúncias do munícipe em um só lugar.
Repercussão
A repercussão de todo esse trabalho não poderia ser mais positiva: Marialva se transformou em uma referência no assunto. Por exemplo, o app Marialva Esportes ganhou em setembro o prêmio Projeto Inovador 2018, da Rede Cidade Digital, por ocasião do Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que reuniu mais de 100 municípios, em Ponta Grossa.
O destaque que o município tem tido na área com o Programa Marialva Mais Digital gerou diversos convites para participar de eventos do setor, para contar da experiência a outros gestores. Um exemplo foi o Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, realizado em julho, em Maringá. Após o sucesso na apresentação, Marialva foi convidada a sediar o evento em 2019, que será em junho. “A tecnologia facilita muitas coisas, e permite que o poder público multiplique sua capacidade de fazer mais pelo cidadão”, conclui Bassan.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Boletim da dengue fecha com 13 casos positivos de julho de 2024 até este sábado, dia 12 de outubro
CAPS realiza seu VI Sarau, celebrando os 20 anos do serviço em Marialva
Realizado na Praça Ruth Lemuch, Dia das Crianças de Marialva foi um sucesso