Quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
Última Modificação: 29/01/2019 11:47:03 | Visualizada 882 vezes
Karla Carraro chegou a ser a única selecionada do Paraná em concurso da área promovido pelo Governo do Estado de São Paulo
Ouvir matéria
Quando se fala em acessibilidade, a primeira coisa que surge no imaginário popular são rampas de acesso, placas em Braille, entre outras formas. No entanto, esse conceito é um conjunto tão maior de ações em prol da pessoa com deficiência que faz os exemplos citados parecerem meramente superficiais. Por exemplo, você já ouviu falar em moda inclusiva?
A recém-formada estilista marialvense Karla Carraro sempre alimentou em si a vontade de fazer algo diferente no mundo da moda, algo que ajudasse as pessoas, e foi aí que viu nas pessoas com deficiência um nicho totalmente inexplorado, pondo de manifesto o fato de que elas ainda estão totalmente desatendidas por este mercado, especialmente na parte infantil.
As inspirações foram surgindo, e ela – então no último ano do curso de Moda do Unicesumar – se inscreveu na 10ª edição do Concurso de Moda Inclusiva, com desfile e premiação realizada em novembro de 2018, em São Paulo. O evento foi criado em 2008 pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo (SEDPCD) e se tornou internacional a partir de 2013. O projeto de Karla, com foco em crianças, foi um dos 20 selecionados para compor um livro contendo os principais inscritos do ano, sendo o único eleito do Paraná.
A criação
O look traz referências do filme “Alice no País das Maravilhas” (2010), dirigido por Tim Burton, em aspectos como a estampa de cogumelo com poá, as formas da modelagem, os aviamentos e os acessórios. Desenvolvido para meninas de 5 a 10 anos com problemas neuromotores, o vestido é aberto na frente, com botões magnéticos, facilitando a troca de roupa, e a meia tem abertura nas laterais e botões entre as pernas, para facilitar a troca de fralda.
Reconhecimento e planos futuros
A prefeita em exercício, Antonieta Bellinati Perez, recebeu a visita de Karla e seu pai, Roberto Carraro, agente de Crédito da Fomento Paraná em Marialva, com o objetivo de parabenizá-la. “Você representou muito bem nossa cidade lá em São Paulo e nos deu muito orgulho em ver um projeto com tanto potencial social sendo selecionado para o livro”, afirmou, enquanto perguntava o que a jovem estilista planejava para o futuro.
“Sempre me interessei por fazer algo em prol das crianças, e com este projeto encontrei uma via, e é o que quero seguir”, contou Karla. “O espírito empreendedor do nosso povo, que você carrega em si, foi e é o grande responsável pelas grandes conquistas de Marialva; que este futuro que você planeja agora seja repleto dessas realizações!”, completou a prefeita em exercício.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva