ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Outubro Rosa

Começa a campanha Outubro Rosa

Terça-feira, 01 de outubro de 2019

Visualizada 589 vezes

Estarão disponíveis mais de 400 vagas para realização de preventivos durante todo o mês nos períodos DIURNOS E NOTURNOS em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.


Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Marialva inicia as ações do "outubro rosa" mês dedicado à luta contra o câncer, iluminando prédios públicos em alusão ao combate ao câncer.

Com o objetivo de cuidar e proteger a vida desde o momento da concepção até seu declínio natural na velhice a Pastoral da Saúde em parceria com o Governo Municipal, UNICESUMAR e laboratório Santa Paula, realiza o "SAÚDE NA PRAÇA". O evento acontecerá dia 05 (sábado) das 8h às 12h na praça da rodoviária de Marialva. Durante esse período serão oferecidos exames laboratoriais como glicemia (diabetes), colesterol, dentre outros. Haverá também maquiagens, pesagem das crianças e orientação à saúde integral, principalmente a saúde da mulher.

No dia 11 de outubro será realizada a caminhada com saída às 8h30min da concha acústica, todas as mulheres estão convidadas a participar. Durante todo o mês será realizada a campanha de coleta de preventivo de câncer de colo de útero, faixa etária de rastreio de 25 a 64 anos, exame clínico das mamas e solicitação de mamografia para mulheres na faixa etária de rastreio de 50 a 69 anos, e com risco familiar a partir de 35 anos.

Estarão disponíveis mais de 400 vagas para realização de preventivos durante todo o mês nos períodos DIURNOS E NOTURNOS em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. "Tanto o exame preventivo como o exame clínico de mama são importantes e servem para a detecção precoce de doenças, facilitando o diagnóstico e o tratamento. Também é importante lembrar que estes serviços já são oferecidos pelas unidades de saúde durante todo o ano", diz José Orlando Villa, Secretário de Saúde.

 

Público-alvo

PREVENTIVO: o grupo prioritário para a realização do preventivo de colo de útero inclui mulheres que estão à faixa etária de 25 a 64 anos, principalmente aquelas que não realizam o exame há mais de três anos. SOLICITAÇÃO DE MAMOGRAFIA: é indicada para mulheres acima de 35 anos (quando há histórico familiar), na faixa dos 50 a 69 anos, quando não houver. Todas as unidades de saúde realizaram coletas noturnas, o agendamento será realizado conforme demanda, na recepção, até preencher as vagas disponíveis no dia, AGENDE SEU HORÁRIO NA UNIDADE DE SAÚDE MAIS PERTO DE SUA CASA.

Fonte: Comunicação

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias