Imunização

Campanha Nacional de Vacinação visa combater surto de Sarampo

Quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Última Modificação: 20/11/2019 15:09:11 | Visualizada 1342 vezes

Verifique sua carteirinha de vacinação e compareça!


Ouvir matéria

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir para complicações e óbitos. Após 20 anos sem registro de casos confirmados no Estado do Paraná, em 2019 confirmou-se o primeiro caso. Hoje o Paraná está com 368 casos confirmados e 631 em investigação.

A faixa etária com maior número de casos notificados é a de 20 a 29 anos, com 195 confirmados.

Considerando o atual cenário de surto de sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde está realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo.

A realização da mesma é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão do sarampo e terá como público-alvo os adultos de 20 a 29 anos não vacinados ou com esquema incompleto para o sarampo. Em outubro, já foi realizada uma Campanha Nacional, só que para crianças não vacinadas.

A campanha é de 18 a 30 de novembro de 2019, sendo 30 de novembro (SÁBADO) o Dia de Mobilização Nacional (Dia D), quando todas as Unidades de Saúde estarão abertas para vacinação das 8h às 17h.

Para a vacinação desse público, será disponibilizada a vacina tríplice viral que deve ser utilizada de forma seletiva, de acordo com as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação, que indica duas doses dessa vacina para pessoas de 20 a 29 anos de idade.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão vacinando em horário normal de atendimento em sala de vacina. Procurar a Unidade de Saúde mais próxima, levando a Carteira de Vacinação e Cartão SUS.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Campanha Nacional de Vacinação visa combater surto de Sarampo Crédito: Agncia Brasil / Marcelo Camargo
Legenda: Campanha Nacional de Vacinao visa combater surto de Sarampo

 Galeria de Fotos

 Veja Também