COVID-19

Conheça as medidas da Prefeitura de Marialva para conter o avanço do novo coronavírus

Terça-feira, 17 de março de 2020

Última Modificação: 30/03/2020 12:17:19 | Visualizada 4096 vezes

As precauções são uma forma de proteger os cidadãos, especialmente os pertencentes ao grupo de risco (idosos ou pessoas com saúde frágil)


Ouvir matéria

Atenção, Marialva! O mundo vive hoje uma pandemia do vírus COVID-19, conhecido popularmente como novo coronavírus. A maioria das pessoas que pegam o vírus não tem grandes complicações, porém para pacientes no grupo de risco (idosos e pessoas com outras condições pré-existentes, como asma, bronquite e diabetes) podem ter um quadro mais agravado, podendo chegar até à morte.

A questão é que o vírus é bastante contagioso. Para proteger nossos cidadãos, especialmente os que se encontram no grupo de risco e têm a saúde mais frágil, a Prefeitura de Marialva, por orientação das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, tomou uma série de medidas, explicadas por nosso prefeito no vídeo abaixo (onde fala também do problema da dengue):

CONFIRA O QUE MUDA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ACORDO COM CADA SECRETARIA OU ÓRGÃO:

  • Educação (AULAS E TRANSPORTE ESCOLAR)

A partir deste dia 17/03, as aulas são facultativas. Ou seja, os pais que tiverem a condição de deixar a criança em casa, a orientação é que assim seja feito. Se não houver essa possibilidade, a escola ou CMEI receberá a criança até dia 19/03. Importante ressaltar que não haverá registro de falta nem perda de conteúdo por parte daqueles que ficarem em casa. A partir de 20/03, todas as aulas dos CMEIs e escolas serão suspensas, bem como o transporte escolar, permanecendo fechadas as unidades até segunda ordem. Esta medida segue decreto publicado hoje pelo Governo do Paraná. Acompanhe nossas redes sociais para saber a data da volta às aulas!

  • Educação (ATENDIMENTOS SECRETARIA)

A Secretaria Municipal de Educação estará fechada já a partir desta quinta-feira, 19/03/2020, porém solicitações de serviços e atendimentos em geral serão feitos por telefone, conforme a seguir: Central Única de Vagas (44-98453- 2438) | Histórico Escolar (44-99738-2340) | Licitação (44-99951-1100) | Merenda Escolar (44-99986-9431) | Secretária da Educação (44-99979-7885).

  • Saúde

Ficam proibidas as visitas a pacientes internados no Pronto-Atendimento Municipal, sendo permitidos acompanhamentos somente quando realmente necessário, o que será verificado e autorizado pelo médico de plantão. Esses cuidados são necessários para proteger a saúde de todos, especialmente a dos pacientes. Evitar a propagação do vírus é uma responsabilidade de todos! Mais informações: (44) 3232-1151.

  • Cultura

Todas as aulas, apresentações e eventos, organizados ou não pela Secretaria de Cultura, no Cine Teatro, na Casa da Cultura e na Casa da Uva e Parque da Uva ficam suspensos até segunda ordem. Fica fechado também, até segunda ordem, o Mirante Carlos Alberto Ramos, na Praça Madre Rafaela Ybarra. Para mais informações, entre em contato com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Fábio Cheroni: (44) 99985-8935.

  • Esporte e Lazer

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer suspendeu por tempo indeterminado todas as suas atividades, desde escolinhas/aulas até eventos/campeonatos de todas as modalidades. Também estão canceladas as reservas de campos, ginásios e quadras. Mais informações: (44) 3232-4889.

  • Assistência Social

Ficam suspensas por tempo indeterminado as viagens, passeios e atividades do Grupo da Melhor Idade. Já os demais serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (ProArte e Ação Jovem), e todos os cursos e outras atividades da Assistência Social, como por exemplo Informática, Culinária e Corte e Costura, ficam com presença facultativa até 19/03 e, a partir de 20/03, ficam suspensas todas as atividades. Os atendimentos de Cadastro Único (realizados para obtenção de benefícios sociais) só serão realizados mediante agendamento prévio por telefone. Mais informações, ligue para o CSU: (44) 3232-2580.

  • Indústria & Comércio

Consultorias e eventos do Sebrae estão temporariamente suspensos. Informações sobre atendimento ao público e sobre decisões da Acimar a respeito do funcionamento do comércio serão divulgadas em breve. Mais informações: (44) 3232-7424.

  • SAEMA

O Serviço de Água e Esgoto de Marialva vai atender presencialmente somente por agendamento e apenas para abertura e reabertura de conta e pedidos de desligamento. Serão agendadas 10 pessoas por hora por meio dos telefones (44) 3232-6853 / (44) 3232-3819 / (44) 3232-7517. Todos os demais serviços serão atendidos inteiramente pelo telefone.

  • Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar está atendendo em sistema de plantão pelo telefone (44) 98453-2343. Em caso de emergência, os conselheiros vão até o local da denúncia.

  • IPAM

A prova de vida que vinha sendo realizada para os aposentados e pensionistas do IPAM também está suspensa por tempo indeterminado. Mais informações: (44) 3232-8396.

  • Agência do Trabalhador

A recomendação da Secretaria de Políticas Públicas e Emprego do Estado do Paraná é de que seja suspenso o atendimento ao público em todas as Agências do Trabalhador. A emissão de Carteira de Trabalho e o pedido do Seguro Desemprego serão de forma digital, mediante aplicativo ou pelo site empregabrasil.mte.gov.br.

  • Detran

Diante da pandemia, o posto de atendimento do Detran de Marialva informa que, de 17 a 19/03, atenderá somente via agendamento realizado pelo telefone (44) 3232-5703, evitando assim aglomerações. A partir do dia 20/03/2020, todos os postos do Detran-PR em todos os municípios, estarão fechados para o público, realizando apenas expediente interno. Os serviços que a população necessitar deverão ser realizados pelo site do Detran, pelos apps PIÁ e Detran InteliGente ou pelo telefone 0800-643-7373. A resolução consta da Portaria nº 019/2020, da Direção-Geral do Detran-PR, que também suspendeu todos os prazos referentes a habilitação, veículos, autos de infração, processos administrativos e demais procedimentos.

  • Junta Militar

O posto de atendimento das Forças Armadas em Marialva está ainda aguardando decisão do Comando para saber se haverá algum regime especial de atendimento. Qualquer novidade será divulgada por aqui. Mais informações: (44) 3232-6530.

O prefeito tem realizado, desde o dia 17 de março, transmissões ao vivo informando a população em tempo real sobre medidas e orientações. Clique aqui e confira todas elas, na íntegra!

Além disso, separamos as dicas abaixo. Confira:

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Conheça as medidas da Prefeitura de Marialva para conter o avanço do novo coronavírus Crédito: Assessoria de Comunicao da Prefeitura de Marialva
Legenda: Conhea as medidas da Prefeitura de Marialva para conter o avano do novo coronavrus

 Galeria de Fotos

 Veja Também