Imunização

Marialva antecipa início de campanha de vacinação contra a gripe para este sábado, 21 de março

Quinta-feira, 19 de março de 2020

Última Modificação: 20/03/2020 16:47:48 | Visualizada 3510 vezes

A antecipação é por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)


Ouvir matéria

Por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a campanha de vacinação contra o Influenza, vírus causador da gripe comum, começa mais cedo do que normalmente neste ano: na próxima segunda-feira, 23 de março, em todo o Estado. Porém, a Prefeitura de Marialva e a Secretaria Municipal de Saúde decidiram promover uma antecipação ainda maior: para este sábado, 21 de março.

VACINAÇÃO EM 3 ETAPAS

"Neste primeiro momento, serão vacinados somente os idosos (acima de 60 anos) e profissionais da saúde, que são as pessoas que hoje correm mais riscos", explicou o secretário de Saúde, José Orlando Villa.

Após 16 de abril, poderão ser vacinados professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a última fase começa em 9 de maio, imunizando as crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas; presos; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Por conta da pandemia do novo coronavírus, esta será uma vacinação diferente. As salas de espera serão ao ar livre, para evitar o contágio. As cadeiras serão colocadas do lado de fora da Unidade Básica de Saúde, onde cada um, já portando sua senha de espera, vai aguardar para entrar.

Só entrará um por um na unidade para a vacinação, mantendo os distanciamentos e protocolos de prevenção necessários. Será realizada também uma triagem: aqueles que tiverem febre, tosse, falta de ar ou outros sintomas respiratórios, não deverão tomar a vacina. Devem esperar melhorar para só então procurar a unidade de saúde.

VAMOS TOMAR A VACINA?

Para se vacinar, bastar procurar qualquer sala de vacina de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto as dos Distritos de São Luiz e Santa Fé do Pirapó. O horário de atendimento neste sábado, 21 de março, será das 8h00 às 16h30. Já nos demais dias da campanha será no horário de funcionamento normal das UBS. Lembre-se de levar sua carteira de vacinação e seu Cartão SUS.

O objetivo da antecipação é facilitar o diagnóstico da nova doença (COVID-19), uma vez que as pessoas estarão imunizadas contra a gripe comum, que tem alguns sintomas semelhantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

 Galeria de Fotos

 Veja Também