Plano Integrado

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região tem 1ª Audiência Pública

Quinta-feira, 12 de maio de 2022

Última Modificação: 16/05/2022 12:26:58 | Visualizada 206 vezes

Moradores de toda a região puderam participar do evento, que ocorreu de forma híbrida e foi promovido pela Paranacidade


Ouvir matéria

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 11, a 1ª Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Maringá, da qual Marialva faz parte. Em Marialva, diversos funcionários ligados à Administração e ao Planejamento Urbano participaram a partir da Sala de Reuniões do Paço Municipal, mas o evento foi  público e toda a população foi convidada e pôde participar de casa, de forma virtual pelo YouTube, ou no próprio Paço de forma presencial. Foi uma oportunidade para os cidadãos acompanharem o desenvolvimento do Plano e contribuírem com o futuro de suas cidades, inclusive a nossa.

 

A Audiência Pública foi promovida pelo Paranacidade, que é vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Estado do Paraná (SEDU-PR). Na ocasião, foram apresentados os principais resultados obtidos na fase de diagnóstico, diretrizes e propostas setoriais metropolitanas prioritárias. Durante o evento, a sociedade também foi consultada acerca de suas opiniões relativas ao Plano.

 

O PDUI

O Plano é fundamental para um desenvolvimento integrado, ou seja, tem muito mais força e alcance o pensamento conjunto de como as cidades da Região Metropolitana devem se desenvolver, tanto no aspecto do uso e ocupação do solo, quanto nos aspectos de mobilidade urbana e meio ambiente, do que se esse desenvolvimento fosse pensado de forma isolada.

 

"Quando a gente se une aos demais municípios para crescermos juntos, a população de toda a região só tem a ganhar", comentou o prefeito de Marialva, Victor Martini. "Sabemos que temos muito a caminhar ainda rumo a um desenvolvimento sustentável cada vez mais firme, mas este é um primeiro passo essencial", completou.

 

Próximos passos

Os debates realizados com a população contribuem diretamente para a elaboração do PDUI, considerando os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal n° 13.089/2015). Os relatórios para consulta pública podem ser acessados no site do PDUI (clique aqui para conferir).

 

Ainda vão acontecer duas outras audiências públicas até a elaboração final do Plano. Quando ele estiver concluído, vai se tornar Lei em todos os municípios da região (após serem aprovados em cada Câmara de Vereadores) e poderá então entrar em fase de execução.

 

Perdeu a audiência e quer saber como foi? Confira a gravação abaixo, na íntegra:

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região tem 1ª Audiência Pública Crédito: Assessoria de Comunicao da Prefeitura de Marialva
Legenda: Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Regio tem 1 Audincia Pblica

 Galeria de Fotos

 Veja Também