Parceria com IDR-Paraná e UEM

Festival de Agricultura Familiar inicia com promoção à saúde dos agricultores

Segunda-feira, 25 de julho de 2022

Última Modificação: 26/07/2022 16:09:48 | Visualizada 222 vezes

Evento dura esta semana toda, com farta programação; saiba mais


Ouvir matéria

Foi dada a largada para o I Festival de Agricultura Familiar de Marialva, que dura esta semana toda. Nesta segunda-feira, dia 25, o evento foi no Salão Paroquial da Igreja Matriz, com o cadastramento e coleta de material de agricultores e agricultoras marialvenses. O objetivo foi fazer uma bateria de exames toxicológicos, para mapear o impacto do uso de defensivos agrícolas na saúde.

 

O evento desta segunda-feira é uma realização do Laboratório de Toxicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Prefeitura de Marialva, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, e já é o terceiro realizado. Será avaliado um público de 300 agricultores, homens e mulheres adultos, sendo cerca de 40 atendimentos a cada encontro.

 

"O primeiro passo para qualquer desenvolvimento no campo é a saúde das pessoas, e para isso é preciso diagnosticar qualquer necessidade de cuidado", comentou o prefeito Victor Martini sobre o assunto.

 

O técnico Ailton Poppi, do IDR-Paraná, lembra a importância de um monitoramento constante. "A identificação de possíveis intoxicações é fundamental para um tratamento eficaz, protegendo a saúde de todos", afirmou. Já o secretário de Agricultura e Pecuária de Marialva, Nathan Bortolon, elogiou o trabalho em conjunto para garantir o evento. "Parcerias como essa sempre dão resultado muito positivo para a população", comemorou. Ambos estiveram presentes no encontro.

 

O Festival

Além do evento desta segunda-feira, que é também uma continuidade de uma ação que já vinha sendo feita, haverá também outras atividades ao longo da semana do I Festival de Agricultura Familiar de Marialva. Confira:

 

26/07 -  8h às 11 h  -  Mini curso Criação de Abelhas sem Ferrão  (Casa da Uva) PREFEITURA DE MARIALVA - SEAP

             - 9h às 12h - Mini curso Desidratação de Hortifruti (Salão Comunitário Estrada Iti) IDR-Paraná


27/07 -   8h às 11 h  -  Mini curso Rochagem e microbiologia do solo (Casa da Uva)  - IDR-Paraná

 

29/07 -       - A partir das 16h - Feira

                  -  19h - Bingo

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Festival de Agricultura Familiar inicia com promoção à saúde dos agricultores Crédito: Assessoria de Comunicao da Prefeitura de Marialva
Legenda: Festival de Agricultura Familiar inicia com promoo sade dos agricultores

 Galeria de Fotos

 Veja Também