Cuidador de Idosos

Primeira turma de cuidador de idosos da escola de Saúde Pública do Paraná se forma em Marialva

Quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Última Modificação: 12/08/2022 12:49:46 | Visualizada 208 vezes

O curso visa propiciar a melhoria da assistência prestada ao idoso, em domicílio, nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e nos serviços de saúde do SUS.


Ouvir matéria

Foi realizada, na noite desta quarta-feira, dia 10 de agosto, na Casa da Cultura, a solenidade de Formatura da primeira turma do estado do Paraná do curso de FORMAÇÃO INICIAL PARA CUIDADOR DE IDOSO, realizada pelo Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, Escola de Saúde Pública do Paraná, pela Divisão de Ensino Técnico, unidade da Secretaria de Estado da Saúde e unidade FUNEAS em parceria com a Prefeitura de Marialva e secretaria municipal de Saúde.

 

 

O objetivo do curso é qualificar profissionais dos serviços de atendimento a idosos, dando subsídios para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos, que privilegiem o acesso às ações e serviços de informação, de promoção social e de desenvolvimento da cidadania. 

 

 

O curso visa também propiciar a melhoria da assistência prestada ao idoso, em domicílio, nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e nos serviços de saúde do SUS.

 

 

Desde o início, o Centro Formador, cuja sede é em Curitiba, contou com a parceria e colaboração da Secretaria Municipal de Saúde de Marialva, que atuou na divulgação da oferta do curso, inscrições e fez a ponte entre os demais parceiros envolvidos.

 

 

“Para nós é um orgulho contar com a estrutura do Estado para formar profissionais da Saúde aqui na cidade e oferecer uma capacitação tão importante como a de cuidador de idosos. Marialva é a primeira cidade do estado a ter esse curso pela escola de Saúde Pública do Paraná”, comemora o prefeito de Marialva Victor Martini. 

 

 

As aulas aconteceram na Escola Municipal dr. Milton Tavares Paes, no período noturno, durante dois meses e contou com a participação de alunos residentes no município de Marialva. Inicialmente foram 29 inscritos, porém 16 concluíram o curso. As aulas foram ministradas pela enfermeira Cassiana Regina Leindecker, docente de referência do Curso de Formação Inicial Para Cuidador de Idoso de Marialva e pela enfermeira Suzeli da Silva Amici. 

 

 

Participaram do evento o prefeito de Marialva Victor Celso Martini, o secretário de Saúde do Município de Marialva José Orlando Villa, o presidente da Câmara Municipal de Marialva Paulo Cesar da Silva, a representante da 15º Regional de Saúde Flavia Maria Derhun, a chefe da Divisão de Saúde do Idoso da SESA/PR Giseli da Rocha, a médica geriatra da Divisão de Saúde do Idoso da SESA/PR Caren Muraro e Paulo Henrique Oliveira, especialistas em Urgências e Emergências, que foi o Paraninfo da turma.

 

 

Se formaram nesta primeira turma: Ana Claudia Salvalagio, Sngelita de Souza Pereira, Daniele Lima Dolivo, Gesmira Lagass Silva, João Urbano, Juliana Fernandes dos Santos, Lucia Maria Dutra Conceição, Lucia Setsuko Saito, Maria Aparecida Raimundo, Maria Kiyomi Kosugi Nagano, Maricelia Pereira Santos, Massumi Fukace, Rosangela Pereira da Silva, Sheila Cristine Rocha, Sulamita Cristina de Jesus Ferreira, Vera Lucia de Oliveira.

 

 

Fonte: Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também