Economize água

Veja algumas dicas para reutilizar água

Quinta-feira, 02 de março de 2023

Última Modificação: 02/03/2023 13:53:27 | Visualizada 120 vezes

A preocupação com as maneiras de reutilizar água deve ir além da necessidade de economizar na conta no final do mês. O reaproveitamento dela é fundamental para a continuidade da vida na Terra


Ouvir matéria

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

 


Mas existem ações que podem ajudar na economia de água. Você sabia que a água, em muitas ocasiões pode ser reutilizada? Veja alguns exemplos:

 

 

Reusar a água da máquina de lavar roupas - Uma máquina de lavar roupas gasta aproximadamente 135 litros de água. Em vez de deixá-la ir embora, podemos redirecionar o cano da máquina para um balde grande e aproveitar para lavar quintal, calçadas ou dar descarga no banheiro. Em cada descarga economizada, são 12 litros de água gastos a menos.

 

 

Coletar a água durante o banho - Deixe um balde próximo a você durante o banho, verá que só com os respingos já conseguimos reutilizar a água na descarga por exemplo. Outra dica é diminuir o tempo de banho e desligar o chuveiro para se ensaboar ou passar shampoo.  Dessa forma, você economiza muitos litros de água que iriam pelo ralo a toa.

 

 

Reaproveitar a água do cozimento de alimentos - Quando descartarmos a água do cozimento de legumes, por exemplo, acabamos deixando escapar um líquido rico em nutrientes, que poderia ser reutilizado na própria alimentação. Essa água pode ser utilizada no preparo de caldos de legumes, no cozimento do arroz para dar mais sabor e ainda no preparo de risotos.

 

 

 Cuidar de vazamentos - Vazamentos de água, por menores que sejam, vão fazer diferença depois de alguns dias. Por isso, ao detectar um vazamento, chame um encanador para consertar. Outra dica é trocar as torneiras que ficam pingando. Por incrível que parece, é muita água desperdiçada.

 

 


 

Fonte: Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também