VACINA BIVALENTE EM MARIALVA

Aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 entra em nova fase nesta segunda, dia 20

Sexta-feira, 17 de março de 2023

Última Modificação: 22/03/2023 10:04:14 | Visualizada 309 vezes

O imunizante, produzido pela Pfizer, protege contra a forma original do vírus SARS-COV-2 e ainda contra a variante Ômicron


Ouvir matéria

Nesta segunda-feira, dia 20 de março, o município de Marialva, por meio da Secretaria de Saúde, entra em nova fase na aplicação da nova geração da vacina contra a Covid-19. É a Vacina Bivalente, produzida pela Pfizer, que protege contra a forma original do vírus SARS-COV-2 e ainda contra a variante Ômicron (em sua forma original e subvariantes), reduzindo a taxa de transmissão, bem como a chance de evolução para formas graves. A diferença é que, agora, novos públicos prioritários foram acrescentados (veja abaixo).

 

Todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto as dos distritos, estarão aplicando de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já nos distritos, a vacinação será agendada (procure sua UBS de referência para saber mais; clique aqui para conferir uma lista de todas elas). Lembrando que a vacinação vai enquanto durarem os estoques deste lote, ficando sujeita ao envio de novos lotes, depois que acabar, por parte do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

 

PÚBLICO-ALVO

Seguindo os critérios do Ministério da Saúde, o reforço da vacina bivalente é destinado aos seguintes públicos:

  • gestantes e puérperas (mães recentes até 45 dias após o parto);
  • trabalhadores de serviços de saúde (mediante comprovação de vínculo);
  • idosos de 60 anos ou mais;
  • imunocomprometidos acima de 12 anos;
  • residentes e colaboradores de Instituições de Longa Permanência (ILPI).

 

REQUISITOS

É obrigatório, ainda, que esse público já tenha realizado ao menos o esquema primário (1ª e 2ª dose ou, no caso de quem tomou Janssen, dose única e 1º reforço). O intervalo entre a última dose tomada e o reforço da Vacina Bivalente deve ser de 4 meses.

No caso dos imunocomprometidos, o esquema prévio que se pede inclui também a 3ª dose da vacina anterior – caso só tenha duas, o profissional de saúde irá aplicar a 3ª dose já com a vacina bivalente com no mínimo 8 semanas de intervalo em relação à última dose tomada e, só então, 4 meses depois, a aplicação de mais um reforço da Bivalente.

 

CONTRAINDICAÇÕES

Importante destacar, ainda, que a Vacina Bivalente pode ser tomada simultaneamente com as demais vacinas do calendário. Entretanto, ela é contraindicada para os seguintes públicos: menores de 12 anos, quem teve Covid leve nos últimos 30 dias e quem teve Covid grave nos últimos 3 meses, além de casos febris. Nessas situações, a imunização deve ser adiada.

 

DOCUMENTAÇÃO

É preciso levar cartão SUS ou CPF, carteira de vacina e autorização preenchida e assinada pelo responsável (você pode acessar o modelo desta autorização aqui, e a mesma também estará disponível nos locais de vacinação).

 

VACINA MONOVALENTE

O município continua a aplicar a vacina anterior, a monovalente, que também tem eficácia e grande importância no controle de transmissibilidade e gravidade da Covid-19. No nosso site, Facebook e Instagram você confere informações mais detalhadas sobre esta outra vacinação, que contempla outros públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 entra em nova fase nesta segunda, dia 20 Crédito: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Legenda: Aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 entra em nova fase nesta segunda, dia 20

 Galeria de Fotos

 Veja Também