Segunda-feira, 08 de maio de 2023
Última Modificação: 08/05/2023 17:00:50 | Visualizada 117 vezes
O selo ajuda a visa no controle da qualidade e dos serviços relacionados a produtos de origem animal vendidos em Marialva.
Ouvir matéria
Sete estabelecimentos entre açougues e supermercados de Marialva receberam o Selo de Inspeção Municipal (S.I.M.) emitido pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Agricultura e Pecuária.
Os supermercados Nova Era, Cidade Canção e as casas de carnes Gil Gril, Ki Linguiça, Santa Luzia, Nobre e Novo Horizonte agora tem o selo que permite a manipulação de carnes in natura, no próprio estabelecimento.
O S.I.M.
O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Marialva (SIM Marialva), vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária, é um grande recurso da Prefeitura para garantir a qualidade necessária ao consumidor final desses produtos.
Ele foi criado pela Lei Municipal nº 2.242/2018, e visa o controle da qualidade e dos serviços relacionados a produtos de origem animal vendidos em Marialva.
“A meta mais importante é a redução da clandestinidade na produção e comércio de produtos de origem animal, o que pode disseminar doenças como brucelose, tuberculose, listeriose, salmonelose, entre outras”, explica o responsável pelo Serviço, o médico veterinário Alessandro Eduardo Mendes. Outro objetivo é a regularização dos produtores que possam estar em situação informal.
Mais segurança alimentar
As principais atividades desenvolvidas são:
• Concessão aos estabelecimentos que produzem, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, fracionam, preparam, transportam, acondicionem ou embalem produtos de origem animal o documento de registro no SIM Marialva. Com a aprovação, o estabelecimento deverá constar o selo no rótulo de cada produto.
• Registro dos produtos de origem animal com venda exclusiva dentro do município.
• Análise dos projetos arquitetônicos dentro da área de atividade do SIM.
• Fiscalização dos estabelecimentos registrados no SIM Marialva.
Fonte: Comunicação
Outubro Rosa: confira a programação de atendimentos e agende o seu
Marialva decreta situação de emergência e racionamento de água devido à estiagem