Quarta-feira, 12 de julho de 2023
ÚVisualizada: 335 vezes
O objetivo é fortalecer a rede de cuidados e criar um fluxo de atendimentos com uma abordagem multiprofissional e intersetorial
Ouvir matéria
Marialva agora tem um fluxo de atendimento para pessoas com Transtorno de Acumulação, que é a dificuldade contínua de descartar itens independente de seu valor real, gerando um acúmulo desmedido desses objetos, comprometendo significativamente o uso da moradia.
"Com o novo fluxo, qualquer serviço que identificar uma pessoa com esse transtorno deve acionar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência daquela residência; atualmente 13 lares estão catalogados nesse controle", afirma a diretora de Saúde Mental do município, Samira de Melo Dantas. A partir daí, a UBS realizará uma reunião multiprofissional para definir um Projeto Terapêutico Singular, ou seja, a criação de um projeto de tratamento individual para cada pessoa. Em seguida, acontece a articulação entre os diversos setores que podem ajudar o paciente em seu tratamento, conforme o caso.
"Tendo em vista a complexidade do Transtorno da Acumulação, o trabalho desenvolvido é de longo prazo; estudos demonstram que, nesses casos, há a necessidade de muitos atendimentos para evoluir no tratamento", explica a gerente de Atenção Básica do município, Samile Bonfim.
O secretário municipal de Saúde, José Orlando Villa, afirma que é importante esse trabalho individualizado, para permitir um trabalho mais certeiro no tratamento. "Com toda essa estratégia, esperamos oferecer uma assistência mais humanizada e, a partir disso, nos aproximarmos cada vez mais do que esperamos, que é a redução ou extinção da acumulação", argumenta.
A utilização cada vez maior da integração entre os setores nos métodos de trabalho é uma das metas da Administração, sendo que nesse caso participariam a Saúde, a Assistência Social, os Serviços Públicos (Obras e Limpeza) e o Meio Ambiente por parte do Executivo, além do Ministério Público. "Quanto mais pessoas comprometidas em qualquer serviço, e quanto mais integrado for o trabalho, melhor o atendimento à nossa população", comenta o prefeito Victor Martini.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Todos Juntos na Prevenção acontece neste sábado na Praça Santos Dumont
Marialva realiza seu 1º Arraiá no dia 18 de julho, com shows, danças e comidas típicas