BARBIE CONTRA O TRABALHO INFANTIL

Trabalho Infantil é tema de campanha com alunos de escolas de Marialva

Segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Última Modificação: 18/09/2023 13:55:43 | Visualizada 51 vezes

Eles assistiram uma peça de teatro que teve como conteúdo a conscientização e a orientação sobre o assunto


Ouvir matéria

Alunos das escolas municipais e estaduais de Marialva tiveram a oportunidade de assistir a peça teatral “Barbie, Trabalho Só Se For Na Escola”, encenada pelos atores da Cia Elenco. O teatro trata de maneira lúdica o que é o trabalho infantil e traz informação e conscientização às crianças e adolescentes.
Essa peça faz parte do trabalho que é realizado todos os anos pela secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania e secretaria municipal de Educação. 
O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar.
Importante saber que no Brasil, o trabalho não é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes entre zero e 13 anos; a partir dos 14 anos pode-se trabalhar como aprendiz; já dos 16 aos 18, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h, não sejam insalubres ou perigosas.

 

Qual é a diferença entre trabalho infantil doméstico e atividade educativa?

 

Atividades educativas são aquelas que crianças podem realizar de acordo com a faixa etária e como forma de desenvolverem autonomia, despertando o senso de cooperação e de responsabilidade no meio em que vivem. Não atrapalham os estudos e o lazer e não envolvem punições ou chantagens, caso não sejam realizadas.
Já o trabalho infantil doméstico, seja ele remunerado ou não, impõe a uma criança ou a um adolescente a responsabilidade de um adulto pelos cuidados da própria casa, de irmãos menores ou de idosos.

 

Não é considerado trabalho infantil
Ajudar os pais a prepararem uma refeição ou lanche no final de semana, de forma recreativa, supervisionada e protegida. Lavar o próprio prato após o almoço. Participar de forma educativa e protegida das atividades da casa. Arrumar a própria cama e guardar os brinquedos espalhados pela casa. 

 

É considerado trabalho infantil doméstico 
Ser responsável pelo preparo de todas as refeições do dia, mexendo com fogo e objetos cortantes. Deixar de brincar para manter a limpeza da casa diariamente, ser punido fisicamente ou psicologicamente por não realizar o trabalho doméstico. Deixar de ir para a escola para arrumar a casa e cuidar dos irmãos menores sem a supervisão de um adulto.

Fonte: Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também