Farmácia Popular do Brasil

Você sabia que é possível retirar gratuitamente medicamentos do Programa Farmácia Popular do Brasil?

Terça-feira, 19 de setembro de 2023

Última Modificação: 19/09/2023 13:48:27 | Visualizada 161 vezes

Para retirar, basta o usuário ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF


Ouvir matéria

Em Marialva, seis farmácias participam do Programa Farmácia Popular do Brasil, instituido pelo Governo Federal, e distribuem gratuitamente medicamentos para asma, diabetes, hipertensão, anticoncepcionais e remédios para osteoporose. O programa também oferece medicamentos de forma subsidiada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Ao todo, o Farmácia Popular contempla o tratamento para 11 doenças.

 

 

Para a obtenção dos medicamentos e/ou fraldas geriátricas pelo Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), apresentando os seguintes documentos: documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF; receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.

 

 

Já no caso da obtenção de fraldas geriátricas para incontinência, o paciente deverá ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos ou ser pessoa com deficiência, e deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica, no qual conste, na hipótese de paciente com deficiência, a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).

 

 

Os pacientes acamados ou impossibilitados de comparecerem ao estabelecimento, o representante legal ou procurador deverá encaminhar-se até um estabelecimento credenciado e identificado pela logomarca do PFPB, e apresentar os seguintes documentos: receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares; Beneficiário titular da receita: documento oficial com foto e CPF ou documento de identidade que conste o número do CPF, salvo menor de idade, que permite a apresentação da certidão de nascimento ou registro geral (RG);

 

 

Em Marialva, as farmácias que fazem parte deste programa são: Farmácia Santos Dumont (Av. Cristóvão Colombo, 1226), Centerfarma (R. Washington Luiz, 1255), Farmácia Nova (R. Gastão Vidigal, 92), Farmácia Brasil (Av. Cristóvão Colombo, 1157), Farmácia Marifarma (R. Papa João XXIII, 46) e Farmácia Santa Rita (R. Tarao Hiriguti, 261)

Fonte: Governo Federal

 Galeria de Fotos

 Veja Também