RANKING DA TRANSPARÊNCIA

Em um ano, Marialva sobe 163 posições em ranking da transparência do TCE-PR

Quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Última Modificação: 16/11/2023 13:47:19 | Visualizada 53 vezes

Mesmo com metodologia mais exigente, ITP 2023 mostra Marialva na 38ª posição; em 2022, o município estava em 201º


Ouvir matéria

Marialva se destacou na última medição de transparência do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Estamos falando do ITP 2023 (Índice de Transparência da Administração Pública), que é realizado todo ano em várias esferas. Divulgado no último dia 13 de novembro, o estudo avaliou os portais do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR - na área estadual - e mais 768 portais municipais: 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores. A meta seria os 399 municípios do Paraná, porém alguns não responderam ao questionário.

 

Desta vez em metodologia mais exigente, a tendência natural seria cair ainda mais o nível de transparência dos órgãos avaliados. Porém, mesmo assim, o Poder Executivo de Marialva se destacou ao subir 163 posições no ranking das Prefeituras, passando de 201º lugar, com um índice de 83,79% de transparência, para a posição de número 38, com um índice de 94,31%. Na região da Amusep, Marialva só fica atrás de Maringá e Sarandi.
 

A aferição foi realizada dentro do segundo ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com a participação de todos os TCs estaduais, além do Tribunal de Contas da União (TCU). O ranking - dividido em prefeituras, câmaras municipais e órgãos estaduais - está disponível na aba do ITP, no portal do TCE-PR na internet (clique aqui para ter acesso ao estudo na íntegra).

 

AMPLIAÇÃO DA TRANSPARÊNCIA EM MARIALVA

Desde que Marialva recebeu a notícia do ITP do ano passado, em que ficamos até com um bom índice (quase 84%), mas em uma posição que nada agradou à Administração (201ª), foi determinada uma força-tarefa no município para ampliar a transparência das informações disponibilizadas à população no Portal da Transparência.

 

"Muito já caminhamos para melhorar, mas sabemos que é um trabalho constante, e a determinação de evolução contínua segue como orientação para toda nossa equipe", comentou o prefeito de Marialva, Victor Martini.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Em um ano, Marialva sobe 163 posições em ranking da transparência do TCE-PR Crédito: Assessoria de Comunicao da Prefeitura de Marialva
Legenda: Em um ano, Marialva sobe 163 posies em ranking da transparncia do TCE-PR

 Galeria de Fotos

 Veja Também