Recuperação de Minas

Programa vai recuperar minas e nascentes de água na zona rural

Sexta-feira, 08 de dezembro de 2023

Última Modificação: 13/12/2023 15:44:35 | Visualizada 374 vezes

A ação faz parte do Projeto de Recuperação e Proteção de Nascentes de Água no Município de Marialva, através do Programa Itaipu Mais que Energia


Ouvir matéria

O município de Marialva está credenciando produtores rurais que possuam em sua propriedade nascentes e que tem interesse em fazer a recuperação dessas nascentes. 

 

 

A recuperação e proteção de nascente compreende a proteção do entorno do olho d’água, com técnica adequada, permitindo condições de escoamento contínuo de água, redução de riscos de contaminação e conscientização da população, considerando que no ato da recuperação é feito a limpeza do entorno das nascentes, retirando materiais orgânicos (raízes, folhas, galhos etc.) e aplicação de uma massa, obtida da mistura entre cimento e argila (solo) que estabelece uma camada protetora fechando completamente a fonte. 

 

 

O trabalho de proteção de nascentes a partir do solo-cimento utiliza materiais de fácil aquisição, baixo custo e de fácil aplicabilidade, tornando-o uma alternativa viável para a melhoria de abastecimento de água nas propriedades rurais.

 

 

A ação é parte do Projeto de Recuperação e Proteção de Nascentes de Água no município de Marialva, através do Programa Itaipu Mais que Energia, que compreende a recuperação e proteção de 20 (vinte) Nascentes. 

 

 

REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
Os proprietários rurais que desejarem se credenciar terão até o dia 15 de dezembro de 2023, para apresentem a documentação exigida, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em formulário especifico da SEMA. O atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na avenida Cristóvão Colombo, n. 2793, Vila Antônio (Antigo IBC), em Marialva. 

 

 


DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO
Será necessário preencher formulário especifico da SEMA, levar comprovante de posse do imóvel rural no Município de Marialva (Cópia da Matrícula atualizada em até 90 dias), documento pessoais (RG e CPF) e cópia de Nota Fiscal de Produtor Rural (a fim de comprovar que é produtor rural ativo).

 

 

Você que tem nascente de água em sua propriedade não fique de fora desta ação que vem para melhorar ainda mais nosso Meio Ambiente e garantir mais qualidade de vida para todos.
 

Fonte: Comunicação

 Galeria de Anexos

 Anexo

 Galeria de Fotos

 Veja Também