MARÇO LILÁS

Vem aí o Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo de útero

Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Última Modificação: 14/03/2024 16:35:02 | Visualizada 216 vezes

A doença é causada pela infecção persistente dos tipos oncogênicos do HPV (Papilomavírus Humano). Muitas mulheres ainda morrem ou são traumatizadas cirurgicamente por conta de um diagnóstico tardio


Ouvir matéria

No mês de março, celebramos a vida, fortalecendo ações e orientações de prevenção ao câncer de colo de útero. Ele é o terceiro que mais incide na população feminina brasileira e é causado pela infecção persistente dos tipos oncogênicos do HPV (Papilomavírus Humano). Muitas mulheres ainda morrem ou são traumatizadas cirurgicamente por conta de um diagnóstico tardio.


A infecção por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não evolui para lesão cancerígena mas, em alguns casos, pode causar alterações celulares que evoluem para câncer. Essas alterações são identificadas facilmente através do exame Papanicolau ou preventivo, e são curáveis em grande parte dos casos. Por isso é tão importante a realização periódica deste exame, para oportunizar um diagnóstico precoce.

 

Formas de prevenção

Uma das principais formas de prevenção é a vacina contra o HPV antes do início da vida sexual, disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos, disponível em todas as salas de vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h (procure sua UBS para confirmar, pois há dias em que a equipe pode ser convocada para treinamentos). Outra forma de prevenção é o uso de preservativos durante a relação sexual, diminuindo o risco de contágio e, também, a realização frequente da coleta do Preventivo, especialmente em mulheres de 25 a 64 anos.

 

Tanto a vacina, como o preservativo e também o exame preventivo do câncer de colo de útero, estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde durante todo o ano, mas as ações estão sendo intensificadas neste mês, por conta da campanha do Março Lilás.

 

Programação de Coleta de Preventivo nas UBS

Veja abaixo a UBS mais próxima de você e agende a coleta do seu preventivo. Para ver o telefone e endereço de todas as UBS, é só clicar aqui!

 

  • UBS João de Barro: terças à tarde e sextas de manhã.
  • UBS Vila Antônio: quartas à tarde e quintas de manhã.
  • UBS Shenandohá (Clínica Materno-Infantil): terças à tarde, e quintas e sextas de manhã.
  • UBS Vila Brasil: terças e quintas de manhã.
  • Clínica da Mulher: segundas à tarde, e terças de manhã e à tarde.
  • UBS Planalto: quartas à tarde, e quintas e sextas de manhã.
  • UBS Regência: quartas e sextas de manhã.
  • Rural/Distritos: no Cambuí, dia 04/03, de manhã e à tarde; no Santa Fé, dia 08/03, de manhã; e no Aquidaban, dia 11/03, de manhã.

 

Além disso, algumas unidades vão disponibilizar horários estendidos em dias específicos, para facilitar o acesso às mulheres que trabalham em horário comercial. Esse atendimento especial vai ocorrer conforme a seguinte programação:

  • DIA 07/03/2024 (quinta-feira): UBS Regência - Horário: a partir das 17h00
  • DIA 09/03/2024 (sábado): UBS Vila Antônio - Horário: das 7h30 às 12h00
  • DIA 13/03/2024 (quarta-feira): UBS Shenandohá, UBS Vila Brasil e UBS João de Barro - Horário: a partir das 17h00
  • DIA 19/03/2024 (terça-feira): UBS Planalto - Horário: a partir das 17h00
  • DIA 21/03/2024 (quinta-feira): UBS Regência - Horário: a partir das 17h00

 

Mas atenção: tanto nos horários normais quanto nos horários estendidos, é necessário agendamento prévio, que pode ser feito presencialmente na UBS mais próxima, ou por telefone. Lembrando que você encontra endereços e telefones de todas as unidades aqui!

 

Saúde vai às empresas

Outra medida da Secretaria de Saúde para facilitar o acesso das mulheres que trabalham em horário comercial é a realização de coletas de preventivo nas próprias empresas. Empresas que tenham interesse em oferecer esse exame para as suas colaboradoras residentes em Marialva, precisam agendar a ação entrando em contato com a enfermeira Camila Padovani, Gerente de Saúde da Mulher e da Criança, por meio do telefone (44) 3232-2135.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Vem aí o Março Lilás, mês de prevenção do câncer de colo de útero; confira as ações da Saúde de Marialva Crédito: Assessoria de Comunicao da Prefeitura de Marialva
Legenda: Vem a o Maro Lils, ms de preveno do cncer de colo de tero; confira as aes da Sade de Marialva

 Galeria de Fotos

 Veja Também