ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Portugal - Seleção europeia praticamente garante vaga nas oitavas de final do Mundial

Coreia do Norte decide atacar e Portugal não perdoa: 7 a 0

Segunda-feira, 21 de junho de 2010


O jogo duro contra o Brasil deixou a Coreia do Norte soltinha para enfrentar Portugal. A retranca asiática da primeira rodada não deu as caras nesta segunda-feira e quem aproveitou foi o time lusitano. Diante de adversário corajoso no ataque e frágil na defesa, os europeus massacraram por 7 a 0 no Green Point, na Cidade do Cabo, e se aproximaram das oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul.

A goleada teve a assinatura de Raúl Meireles, Simão, Hugo Almeida, Tiago (duas vezes), Liedson e Cristiano Ronaldo. Os três pontos deixaram Portugal em segundo lugar no grupo G, com quatro, dois a menos que o Brasil. Na última rodada, as duas seleções disputam o primeiro lugar. Enquanto os pentacampeões já estão classificados, os portugueses precisam apenas de um empate. Com o revés no Green Park, a seleção asiática está eliminada com uma rodada de antecedência.

MAIS:
- GALERIA: Confira as melhores imagens do show português
- Somente tragédia tira Portugal das oitavas de final
- Técnico da Coreia do Norte assume a culpa pela goleada
- Goleada de Portugal é a sétima maior da história da Copa
- ACTIVO: Oras Bolas: Demorou, mas Portugal desencantou!
- Técnico português manda recado para a Seleção Brasileira

Portugal e Coreia do Norte entraram dispostos a deixarem de lado as atuações conservadoras na rodada de estreia no Mundial, contra Costa do Marfim e Brasil, respectivamente. Os asiáticos surpreenderam durante o primeiro tempo, quando fizeram boas tabelas e ameaçaram o gol defendido por Eduardo em três ocasiões. O jogo estava equilibrado, mas a Coreia do Norte pagaria o preço da postura ofensiva com juros e correção monetária. Desde o começo, Portugal teve espaços no ataque, mas a demora para acertar o último passe fez com que o placar fosse aberto tardiamente.

Aos 28 minutos, porém, Tiago resolveu expor a fragilidade norte-coreana. O substituto de Deco, lesionado, percebeu o avanço de Raúl Meireles e com toque açucarado deixou o companheiro na cara do gol: 1 a 0 Portugal.

A Coreia do Norte não sentiu o gol e continuou a tentar as jogadas no meio de campo. Após o intervalo, a postura corajosa foi mantida. Portugal se aproveitou então para jogar no contra-ataque e assim construiu a bela goleada, graças também a maior participação de Cristiano Ronaldo na partida, que finalmente mostrou futebol próximo daquele que o fez ser eleito melhor jogador do mundo em 2008.

Aos 8 minutos, Miguel lançou Raúl Meireles, que tabelou com Hugo Almeida e tocou para Simão. O jogador, que estava apagado, bateu na saída do goleiro Myong Guk. Três minutos depois, o terceiro de Portugal. Cristiano Ronaldo lançou Fabio Coentrão, que cruzou na cabeça de Hugo Almeida.

Há dois anos sem marcar pela seleção portuguesa em jogos oficiais, Cristiano Ronaldo buscou seu gol de todas as formas. O astro do Real Madrid (ESP) acertou a trave e teve finalização defendida pelo goleiro. Mesmo ansioso, não foi fominha e deu assistência para Tiago marcar o quarto.

Na festa portuguesa contra a Coreia do Norte, Liedson aproveitou para deixar a sua marca. Aos 36 minutos, o atacante, que entrou no lugar de Hugo Almeida, aproveitou passe na área para mandar uma bomba com o pé esquerdo: 5 a 0 Portugal.

Ainda havia tempo para mais dois gols e a sorte finalmente sorriu para Cristiano Ronaldo. Aos 42 minutos, ele dividiu com o goleiro, dominou a bola com a nuca involuntariamente e finalizou em direção ao gol vazio. O sétimo gol premiou o melhor jogador da partida. Tiago subiu na área e cabeceou com estilo, sem chances de defesa para Myong Guk.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 7 X 0 COREIA DO NORTE

Estádio: Green Point, na Cidade do Cabo (AFS)
Data-Hora: 21/6/2010 - 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Pablo Pozo Contreras (CHI)
Auxiliares: Patrício Basualto (CHI) e Francisco Mondria (CHI)
Público: 63.644 presentes
Cartões amarelos: Pedro Mendes e Hugo Almeida (POR); Chol-Jin e Yong-Jo (CON)
Cartões vermelhos: -
Gols: Raúl Meireles 28‹/1ºT (1-0), Simão 8‹/2ºT (2-0), Hugo Almeida 11‹/2ºT (3-0), Tiago 16‹/2ºT (4-0), Liédson 36‹/2ºT (5-0), Cristiano Ronaldo 42‹/2ºT (6-0) e Tiago 44‹/2ºT (7-0)

PORTUGAL: Eduardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fabio Coentrão; Pedro Mendes, Raúl Meireles (Miguel Veloso 26‹/2ºT) e Tiago; Cristiano Ronaldo, Simão (Duda 26‹/2ºT) e Hugo Almeida (Liédson 32‹/2ºT) - Técnico: Carlos Queiroz.

COREIA DO NORTE: Myong-Guk, Jong-Hyok (Song-Chol 30‹/2ºT), Chol-Jin, Jun-Il, Nam-Chol (Kum-Il 18‹/2ºT) e Kwang-Chon; In-Guk (Young-Jun 18‹/2ºT), Yong-Jo, Yong-Hak e Yun-Nam; Tae-Se - Técnico: Kim Jong Hun

Fonte: MSN Esportes

Coreia do Norte decide atacar e Portugal não perdoa: 7 a 0 Credito: foto Pedro Ivo Carvalho/JN

 Outras Notícias