Segunda-feira, 05 de setembro de 2022
Visualizada: 457 vezes
Para acessarem o serviço, pacientes devem ser encaminhados pelas UBS, APAM ou APAE
Ouvir matéria
A Secretaria de Saúde de Marialva institui no rol de serviços ofertados pelo SUS a nível municipal ações e serviços de Equoterapia no âmbito do Sistema Único de Saúde. "Isso quer dizer que somos um dos pouquíssimos municípios do Paraná a ter esse serviço", ressalta o secretário da pasta, José Orlando Villa.
O espaço, que é localizado na Estrada Perobinha e é em parceria com a Clínica Luan Bento, foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 5 de setembro.
Para atender as demandas do município, foram disponibilizadas 32 vagas, para atender os pacientes, que - para acessarem o serviço - devem ser encaminhados pelas Unidades Básica de Saúde, APAM (Associação de pais de Autistas de Marialva) ou APAE (Associação de Pais e amigos dos Excepcionais). Também será disponibilizado transporte aos pacientes encaminhados que não tiverem condições de locomoção.
A Equoterapia
Trata-se de um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, tais como:
Esse tipo de terapia, também chamada de hipoterapia ou terapia assistida por cavalos, tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo, o que estimula as respostas da pessoa, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social.
Ficou com mais alguma dúvida? Fale com a Secretaria de Saúde: (44) 3801-6800.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Sala de Vacina da Clínica da Mulher terá horário estendido no dia 29 de julho
Marialva realiza ações de controle de escorpiões em bairros estratégicos
Atleta formada na escolinha municipal brilha no vôlei universitário americano