Quarta-feira, 22 de março de 2023
Visualizada: 902 vezes
A Secretaria Estadual de Saúde define o período de agosto a julho como ano epidemiológico, que é o intervalo que demarca o período sazonal da doença
Ouvir matéria
A Secretaria de Saúde de Marialva divulgou mais um boletim sobre a dengue nesta quarta-feira, dia 22 de março. O período de referência é de 01/08/2022 a 18/03/2023. Esse período é desta forma porque a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) define o ano epidemiológico começando em agosto de um ano e terminando em julho do ano seguinte, que é o intervalo que demarca o período sazonal da doença.
O boletim da doença apresenta 17 casos confirmados (desde o início do período), sendo 170 descartados e 55 em análise (totalizando 242 notificações). Lembrando que as confirmações podem já ser casos curados. Felizmente, Marialva não registrou óbitos pela doença.
LIRAa
O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) que mede a infestação nas casas teve média 1,5, o que significa Médio Risco para apresentação de focos.
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti consistem em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos (referentes ao inseto) e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.
O Sistema LIRAa auxilia as análises das características do mosquito e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle, facilita a delimitação de áreas de risco, permite a avaliação de metodologias de controle além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para a população.
CUIDADOS
Tem pneus, vasos ou quaisquer outros recipientes que possam acumular água? Guarde ou encha de areia, não deixando acumular água e protegendo a sua família e os seus vizinhos do mosquito da dengue.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
3ª Caminhada de Combate ao Feminicídio será realizada em Marialva no dia 22 de julho
Marialva recebe palestra "O Poder da Execução" com Cinthia Zanuni